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4 Desafios que Empresas de Software Enfrentam ao Escalar!

  • Writer: Guilherme Tavares
    Guilherme Tavares
  • Oct 1, 2024
  • 2 min read

Em Search Funds, avaliamos dezenas de empresas que crescem de 20 a 50% ao ano e, muitas vezes, isso parece bom demais para ser verdade.


Esses são os 4 principais red-flags 🚩 que notamos:


1️⃣ Dívida Técnica


Todas as empresas de software enfrentam algum nível de dívida técnica. No Brasil, empresas conhecidas como iFood, Neon, PagSeguro e Totvs tiveram dificuldades com sistemas legados. Embora tenham sobrevivido, é muito arriscado não ter caixa suficiente, uma cultura adequada e uma equipe preparada para evoluir a arquitetura.


"É como trocar os pneus enquanto o carro está em movimento".

Na Scala Capital, Marden Neubert, ex-CTO, é consultor sobre esse tema. Ele publicou vários artigos sobre "Liderando uma Revolução de Arquitetura de Software", com insights valiosos.


2️⃣ Capital de Giro


O crescimento rápido exige muito capital, pois você financia despesas antes de poder receber o pagamento. Para evitar uma crise de caixa, gostamos de entender a rapidez com que as despesas se convertem em receitas (ciclo de conversão de caixa).


Basicamente, você gasta 1) adquirindo clientes, 2) atendendo clientes e 3) desenvolvendo produtos. E, quando cresce rápido, esses sistemas tendem a se desestruturar.


Quanto de caixa uma empresa deve ter?


De acordo com Richard Manders, especialista em crescimento de empresas, reservar 6 meses de caixa mensal é uma boa margem*.


3️⃣ Complexidades


No livro "Smooth Scaling: Twenty Rituals to Build a Friction-Free Organization", o autor fala sobre como 1) Falhas de comunicação, 2) Processos ineficientes e 3) Silos departamentais podem prejudicar o crescimento e como mitigá-los.


Há uma tendência natural e uma urgência de lançar novos produtos, canais e mercados ao crescer rapidamente, acreditando que precisamos conquistar novas montanhas.


No entanto, quando você aumenta o número de funcionários linearmente para gerenciar essas iniciativas, as complexidades crescem exponencialmente.


4️⃣ Negligenciar o Sucesso do Cliente e a Retenção


Até que o churn e o CAC comecem a subir, as empresas geralmente não percebem que estão nessa armadilha. No entanto, é mais barato reter um cliente do que adquirir um novo.


Para fazer isso, há maneiras criativas de monitorar a experiência do cliente.


Por exemplo, em uma das brilhantes newsletters de Lucas Abreu, foi mencionado por um CEO que “Uma das coisas que nos mantém muito próximos do feedback do usuário para melhorar serviços/produtos é ter um canal no Slack onde os CSATs (Customer Satisfaction Scores) são postados após os pontos de contato de atendimento prestados por nossa equipe.” 🤟

 
 
 

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