Porto Seguro acaba com aluguel de carro e celular por assinatura - o que deu errado?
- Guilherme Tavares
- Feb 21
- 2 min read
đđ A Porto Seguro encerrou seu modelo de carro e celular por assinatura â registrando nele R$ 100 milhĂ”es em prejuĂzo. O que deu errado?
đ 4 razĂ”es que explicam o fracasso:
1ïžâŁ O brasileiro ainda valoriza a posse do bem.
A aposta era que o mercado seguiria a tendĂȘncia dos EUA, onde o leasing representa 25% das vendas de veĂculos. Mas no Brasil, o apego a ter um bem prĂłprio ainda Ă© forte, tanto em veĂculos, quanto em celular.
2ïžâŁ Faltou escala para um produto de nicho.
Sem demanda suficiente, o modelo se tornou pouco escalåvel e de baixa margem. A Kovi, que também opera nichada (em motoristas de aplicativo), acabou sendo adquirida recentemente pela gigante Moove, para ganhar escala e acesso a capital.
3ïžâŁ Operar seguros Ă© bem diferente de operar uma frota.
A Porto domina seguros, mas gerenciar assinaturas de veĂculos trouxe desafios novos: logĂstica de entrega e devolução, multas, pontos na carteira, compra e venda de carros, cobrança, anĂĄlise de crĂ©dito... Resultado? ReclamaçÔes dos clientes dispararam no ReclameAqui.
4ïžâŁ Mudança de um modelo asset-light para asset-heavy.
Diferente da Kovi, a Porto optou por comprar os carros, exigindo alto Capex (a Cosan investiu R$ 300 milhĂ”es no projeto). A Porto nĂŁo tinha experiĂȘncia em lidar com essa complexidade. E mais, com o aumento da Selic, financiar o Capex fica mais caro!
- O que "The Outsiders" nos ensina?
No livro clåssico do Will Thorndike, que analisou por décadas os melhores CEOs americanos, a conclusão foi clara:
Crescer por crescer nĂŁo Ă© o caminho (seja via M&A ou novas unidades de negĂłcios). Eles revisam constantemente seus ativos e se desfazem do que nĂŁo gera valor, liberando capital.
- Moral da histĂłria?
Foco em rentabilidade. Foco no que vocĂȘ e sua empresa fazem de melhor!
"The Outsiders: Eight Unconventional CEOs and Their Radically Rational Blueprint for Success"
Comments